Cidade do Cabo

Escrever sobre a Cidade do Cabo é fácil porque se trata de uma cidade considerada como uma das melhores do mundo em qualidade de vida,  além de ser maravilhosa, encantadora e simpática, com um astral sempre alto. É uma cidade grande – 3,6 milhões de habitantes –  a segunda do país, e é a capital legislativa da África do Sul, onde está o Congresso Nacional e inúmeros órgãos governamentais.

Vista do porto da Cidade do Cabo

Vista do porto da Cidade do Cabo

Economia 

A economia se baseia no turismo, no refino de petróleo, na indústria de automóveis, alimentos, dos setores químicos e têxteis, e da construção naval.

 

 

O Apartheid

Infelizmente, nas eleições de 1948 o Partido Nacional local ganhou o pleito com um discurso racista, o do Apartheid.  Essa lamentável proposta correu o país e levou a determinação de zonas exclusivas para brancos e  negros, fazendo, na prática, a efetiva implantação da segregação racial no país. Esse horrível e desumano modelo de supremacia durou até 1.994, quando Nelson Mandela foi eleito Presidente da República e oficialmente pôs fim ao apartheid, que por 46 anos impôs à população negra uma das maiores humilhações da história mundial, com mortes, violências, privações e muita tristeza.

 

Universidade da Cidade do Cabo

Universidade da Cidade do Cabo

Educação

A qualidade da educação na Cidade do Cabo é reconhecida mundialmente. Possui três universidades públicas: a Universidade da Cidade do Cabo, a Universidade do Cabo Ocidental e a Universidade de Tecnologia da Península do Cabo. A Universidade de Stellenbosch, apesar de não ficar na cidade, faz parte do complexo educacional universitário da Cidade do Cabo. Todas elas são mantidas com verbas públicas e imensas contribuições financeiras privadas, dadas por grandes empresas da região. A Universidade da Cidade do Cabo e a Universidade de Stellenbosch lideram o ensino universitário na África do Sul.

 

Vista aérea Cidade do Cabo, com parte do Sea Point Promenade, o estádio Green Point e a montanha da mesa ao fundo

Vista aérea Cidade do Cabo, com parte do Sea Point Promenade, o estádio Green Point e a montanha da mesa ao fundo

Referências e Pontos Turísticos

 

Hospital Groot Schurr - Local do primeiro transplante de coração

Hospital Groot Schurr – Local do primeiro transplante de coração

Saúde

É na Cidade do Cabo que está o  extraordinário Hospital Groote Schuur, onde, em dezembro de 1.963 o Dr. Christiann Barnard realizou o primeiro transplante de coração do Mundo, que revolucionou a cirurgia cardíaca. É um belíssimo hospital e nele existe o  Museu do Coração da Cidade do Cabo, também conhecido como Museu do Transplante. Está localizado exatamente na sala de cirurgia onde ocorreu o transplante, e nos ambientes anexos. A Cidade do Cabo é muito bem servida de hospitais e clínicas especializadas.

 

Pontos Turísticos

O pontos turísticos mais visitados da Cidade do Cabo são a Table Moutain (a Montanha da Mesa) e a Table Bay (a Baía da Mesa), com a primeira protegendo e servindo de moldura para a cidade, e a segunda com o V&A Waterfront, uma região portuária revitalizada e belíssima, além de existirem dezenas de outros locais maravilhosos para conhecer.

Assim como no Brasil, a África do Sul é privilegiada pelo sol quase o ano inteiro, proporcionando a partir da Cidade do Cabo visões ou imagens fantásticas, como o amanhecer visto da montanha Lions Head, que faz parte do Parque Nacional da Montanha da Mesa e está ligado a ela. A vista do sol nascendo e produzindo cores que não se imaginava emociona a todos, mostrando que a natureza realmente proporciona momentos inesquecíveis. O mesmo efeito é produzido com o pôr do sol, só que para isso o melhor local é a praia de Camps Bay, próxima da cidade. Assistir o sol sendo devorado pelo mar, nas circunstâncias que envolvem Camps Bay é um show. Essa praia é maravilhosa assim como a sua orla totalmente tomada por bares, restaurantes e hotéis. É de tirar o fôlego.

Bairro de Bo-Kaap na Cidade do Cabo

Bairro de Bo-Kaap na Cidade do Cabo

Outros lugares imperdíveis na Cidade do Cabo, e que merecem ser visitados são o Bo Kaap, um bairro onde residem atualmente  6 mil pessoas, e que está situado aos pés da  Signal Hill, próxima do centro da cidade. Antigamente, era conhecido como o bairro Malaio, e era lá que moravam os escravos trazidos das colônias holandesas do Sudeste Asiático, a maioria da religião muçulmana. É por isso que nessa região existem algumas mesquitas, como a Auwal, porém, além da história o que mais chama a atenção dos turistas são as casas coloridas, pintadas em tons bem fortes, com uma simetria e beleza bastante interessante. Na época dos escravos as casas eram todas brancas. Com a abolição da escravatura os moradores, à noite, antes de deixarem as casas as pintaram  em cores bastante fortes, simbolizando a tradição e as cores dos seus países e regiões de origem. Muito bonito e interessante.

O histórico e importante District Six, que começou a se formar em 1867, e que era um dos seis distritos da Cidade do Cabo, no passado, era o local onde residiam os negros, imigrantes e artesãos. Viviam em paz, próximos do trabalho, escolas e igrejas, até que em 1.966 o governo os desalojou – mais de 60.000 pessoas foram expulsas – e tornou-se uma região exclusiva para brancos, destruindo tudo o que havia antes. 

District Six Museum na Cidade do Cabo

District Six Museum na Cidade do Cabo

Atualmente, no local existe o District Six Museum, onde os turistas e os nacionais Sul Africanos podem conhecer e recordar uma lamentável parte da história. Esse museu é emblemático, cheio de fotografias, recordes de jornais, mapas e objetos, e permite não só recordar de um tempo em que os negros e imigrantes eram felizes, mas também a nefasta brutalidade dos brancos que destruíram não só casas, escolas, comércios, mas o orgulho de um povo.

Entrada no Cabo da Boa Esperança Cidade do Cabo

Entrada no Cabo da Boa Esperança Cidade do Cabo

Pinguins na Boulder Beach na Cidade de Cabo

Pinguins na Boulder Beach na Cidade de Cabo

No Parque Nacional da Montanha da Mesa está localizado o Cabo da Boa Esperança, marco da navegação mundial na descoberta para o caminho das Índias, além da Boulders Beach, a linda praia com uma espetacular colônia com centenas de pinguins, e a  Camps Bay, um dos belos bairros da cidade e onde está a praia mais badalada da região, com belos hotéis, bares, restaurantes e águas límpidas, onde é possível assistir um pôr do sol deslumbrante. Também nesse parque está o distrito de Constantia, bem próximo  e onde está localizada a mais antiga vinícola da África do Sul – a Groot Constantia – num vale onde se plantam uvas de excelente qualidade e produzem vinhos maravilhosos. Próximo do Vale de Constantia está a Universidade da Cidade do Cabo, lindíssima, e o Kirstenboch National Botanical Garden, o Jardim Botânico da cidade, que é um show.

O Sea Point Promenade é um calçadão à beira mar com 11 Km de extensão, com vistas maravilhosas, bares e restaurantes excelentes, piscinas públicas muito bem cuidadas, excelentes banheiros públicos, enfim, um lugar imperdível. Vai de Three Anchor Bay até Mouille Point, quase no V&A Waterfront. Embora tenha 11 km, vale a pena percorrer essa promenade. Se cansar, pare em um dos excelentes bares, descanse e curta a linda paisagem.

Hout Bay - Cidade do Cabo

Hout Bay – Cidade do Cabo

Praias: As melhores praias da cidade são a Camps Bay, Clifton Beach, Llanduno Beach, Boulders Beach, Blouberg Beach, Noordhoek,  Hout Bay e Muizenberg. Acima já comentei sobre Camps Bay e Boulders Beach.  Clifton Beach fica logo depois da praia de Camps Bay. É belissima, e dividida em quatro setores. As prais de Blouberg Beach, Noordhoek,  Hout Bay e Muizenberg também são lindíssimas. Um show! 

 

A Montanha da Mesa

A Montanha da Mesa ao fundo com vista parcial do V&A Waterfront  - Cidade do Cabo

A Montanha da Mesa ao fundo com vista parcial do V&A Waterfront  – Cidade do Cabo

Essa montanha além de ser magnífica está localizada dentro da cidade, ou melhor, no meio dela e proporciona para quem está embaixo uma visão sensacional, pois é imponente e transmite um clima de muita paz. O desejo incrível de subir para conhecê-la atinge a todos. Se de baixo ela é linda, a vista que se tem do alto da montanha é deslumbrante.

Pela manhã ela é meio geniosa, pois resolve estender uma toalha sobre a “mesa”, uma grande, extensa e grossa camada de nuvens que de longe parece ser realmente uma toalha, mas no meio da manhã ela dissipa e a montanha se esbalda para todos.

 

Teleférico ligando a Cidade do Cabo ao topo da Montanha da mesa

Teleférico ligando a Cidade do Cabo ao topo da Montanha da mesa

Um teleférico giratório, bastante grande e seguro, e que permite vistas e fotos maravilhosas leva os turistas até o topo. É um passeio imperdível. Portanto, estando na Cidade do Cabo não deixe subir ao topo da montanha.

Área de descanso no Topo da Montanha da Mesa

Área de descanso no topo da Montanha da Mesa

 

Robben Island 

Para quem gosta de história e de beleza, uma visita à Robben Island é outro passeio imperdível. Essa ilha foi o primeiro lugar na África do Sul descoberto por Bartolomeu Dias, navegador Português, em 1.488, antes de ele contornar o Cabo da Boa Esperança a caminho da Índia. Depois, com a vinda dos Holandeses eles a batizaram de Robben Island, e mais tarde ali foi construída a Prisão Federal onde Nelson Mandela ficou por 18 anos, entre 1.964 e 1.982, e que depois transferido para a Prisão de Pollsmor, também na Cidade do Cabo onde ficou entre 1.982 e 1.988, e finalmente transferido para a Prisão de Victor Verster, em Paarl, na região vinícola próxima à Cidade do Cabo, onde ficou entre 1.988 a 1.990, quando, então, foi libertado. O tour pela prisão que hoje é Patrimônio da Humanidade é muito interessante, emotivo e é realizado com guias locais gratuitos, geralmente ex-presidiários. Vale muito a pena conhecê-la.

Cela de Nelson Mandela na prisão de Robben Island

Cela de Nelson Mandela na prisão de Robben Island

Para ir até a Robben Island é preciso adquirir um bilhete na estação de barcos situada no V&A Waterfront, e custa em torno de 25 dólares, ida e volta e o trajeto demora cerca de 30 minutos. Importante lembrar que para a ilha podem ir apenas 600 pessoas por dia e a procura por bilhetes é enorme. Então, faça a sua programação. Passe na estação de barcos com antecedência e compre o seu bilhete, sendo possível escolher o dia e a hora da partida. No final da tarde os barcos fazem a travessia de volta. A travessia é sensacional, pois, na ida, à frente está a ilha, e atrás a Cidade do Cabo com a Montanha da Mesa reinando sobre a cidade. Um grande número de golfinhos acompanha os barcos até a ilha, na ida e na volta. É um passeio fantástico. 

V&A Waterfront

 

V&A Waterfront vista parcial

V&A Waterfront vista parcial

Para os turistas e os nativos é simples e carinhosamente chamado de Waterfront. É um complexo turístico maravilhoso, onde, antes, era um porto, hoje marina. Foi totalmente revitalizado e possui diversos hotéis, um Shopping Center, dezenas de restaurantes, bares, lojas, marina e eventos diversos. Esse espaço enorme, e debaixo da Montanha da Mesa forma um cenário cinematográfico. É o local onde os turistas depois de conhecê-lo voltam todas as tardes para o Happy Hour, para assistir o pôr do sol e ouvir músicas e bandas locais. Imperdível!

V&A Waterfront com a montanha da mesa

V&A Waterfront com a montanha da mesa

A Cidade dos Filmes.

Poucos sabem, mas a Cidade do Cabo é um constante cenário de grandes filmes, todos com atores e diretores famosos. Vejam uma pequena relação dos filmes rodados na cidade, lembrando que além de divulgá-la para o mundo o governo local recebe valores altos dos produtores, sendo, por isso, também uma grande fonte de arrecadação. Alguns dos filmes: 1 – Protegendo o Inimigo, com Denzel Washington; 2 – Maré Negra, com Halle Berry; 3 – Invictus, com Morgan Freeman e Matt Damon; 4 – Diamantes de Sangue, com Leonardo Di Caprio; 5 – Napola – Hitler Elite, com Max Hiemelt; 6 – A Cor da Amizade, com Lindsey Haun; 7 – O Suspeito, com Omar Metwally; 8 – Free Willy – A grande Fuga, com Bindi Irwin; 9 – Um dia para Viver, com Ethan Hawke; 10 – Zulu, com Michael Caine;  11 – Momentum, com Morgan Freeman; 12 – Frente a frente com o inimigo, com Willian Hurt; 13 – O Guarda Costas, com Dennis Hopper e Christopher Lambert; 14 – Um beijo a mais, com Casey Affleck; 15 – As minas do Rei Salomão, com Patrick Swayze; 16 – Os deuses devem estar loucos; 17 – Atraídos pela Fama, com Willian Macy e Meg Ryan; 18 – Beleza Sulafricana, com Deon Lotz w Charlei Keegan, e outras dezenas de filmes. É muito comum assistir de longe as constantes cenas de filmagens na cidade.

As Rodovias:

Chapmans Peak Drive na Cidade do Cabo

Chapmans Peak Drive na Cidade do Cabo

A cidade é o ponto inicial de três grandes autoestradas, a N1 que liga a Cidade do Cabo, no Sul, com a fronteira com o Zimbábue, no Norte, passando por Bloemfontein, Joanesburgo e Pretória; a N2, a Rota Jardim que faz a junção com Port Elizabeth, East London terminando em Durban; e por fim, a N7 que liga a cidade à região do Cabo Setentrional, seguindo curso até a fronteira com a Namíbia. Possui um excelente e lindo porto e um Aeroporto Internacional igualmente lindo, e muito funcional.

Da cidade do Cabo parte a Rota Jardim – a rodovia N2, em direção à Port Elizabeth, num percurso de 800 km margeando o Oceano Índico e com belíssimas paisagens. Um Show!

Do outro lado, e apenas margeando o Oceano Atlântico esta a Chapman’s Peak Drive, que liga Hout Bay a Noordhoek.  Quem a conhece, sem dúvida, terá conhecido uma das estradas à beira-mar mais espetaculares do mundo. Existem diversos pontos de parada ao longo do trecho, possibilitando vistas maravilhosas. Ela chega em muitos pontos a 300 metros acima do nível do mar, de onde é possível ver baleias e golfinhos aos montes. Outro show!

 

Rota Jardim próximo a Cidade do Cabo

Rota Jardim próximo a Cidade do Cabo

Ponte Bloukrans Rota-Jardim

Ponte Bloukrans Rota-Jardim

 

Avaliações e Indicações 

Hotéis:

  1. Radisson Blu Hotel Waterfront Cape Town (*****) – US$115,00/dia, com café da manhã.
  2. Radisson Blu Le Vendome (****) – US$80,00/dia, com café da manhã.
  3. Cape Diamond Boutique Hotel (***) – US$60,00/dia, com café da manhã.

 

Nível de Segurança:

A cidade é bastante segura, mas evite o centro, à noite. Os bairros da orla são todos lindos e seguros.

Custo:

Viajar a Turismo para a Cidade do Cabo, assim como por toda a África do Sul é barato, tanto os hotéis como os restaurantes, bares e transporte – táxi – Uber ou trem. Vale a pena! Para os brasileiros, o problema é que o dólar aqui está muito alto, mas fazer turismo na África do Sul repito, é barato.

Tempo mínimo para conhecer a Cidade do Cabo e Região:

Cinco dias/ 4 noites completas.

Dicas:

  1. Quem desejar utilizar o serviço do UBER na Cidade do Cabo, e para visitar a região vinícola a dica é ligar para o senhor RAY, motorista do Uber. Possui um carro novo, é simpático, sério e responsável, e conhece super bem a cidade e a região vinícola. Custo: um dia para ir visitar as vinícolas, saindo às 08:00, e com retorno às 18:00 ele cobra, em média, 1.000 Rands, ou o equivalente a R$300,00 reais.  Nas viagens locais o preço cobrado é aquele fixado pelo Uber, mas vale a pena ter o telefone dele na agenda. : RAY – +27 021 0660212746, sendo 27 o código da África do Sul, e 021 o código da Cidade do Cabo. Se estiver utilizando um Chip de uma das empresas de telefonia da África do Sul insira o número no Whatsapp e converse com ele por mensagens, se preferir.
  2. Vale a pena adquirir no Aeroporto de Johanesburgo um chip da telefônica Vodacom. 10 GB válido por trinta dias custa em torno de 600 Rands, ou R$170,00 Reais. É excelente, e pode ser recarregado. Para adquirir, logo que deixar a saída final do desembarque no Aeroporto de Johanesburgo vire a direita, e imediatamente irá ver a loja. É rapidíssima a compra, e muito útil.
Compartilhe esse Artigo:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *