Escrever sobre a Cidade do Cabo é fácil porque se trata de uma cidade considerada como uma das melhores do mundo em qualidade de vida, além de ser maravilhosa, encantadora e simpática, com um astral sempre alto. É uma cidade grande – 3,6 milhões de habitantes – a segunda do país, e é a capital legislativa da África do Sul, onde está o Congresso Nacional e inúmeros órgãos governamentais.
Economia
A economia se baseia no turismo, no refino de petróleo, na indústria de automóveis, alimentos, dos setores químicos e têxteis, e da construção naval.
O Apartheid
Infelizmente, nas eleições de 1948 o Partido Nacional local ganhou o pleito com um discurso racista, o do Apartheid. Essa lamentável proposta correu o país e levou a determinação de zonas exclusivas para brancos e negros, fazendo, na prática, a efetiva implantação da segregação racial no país. Esse horrível e desumano modelo de supremacia durou até 1.994, quando Nelson Mandela foi eleito Presidente da República e oficialmente pôs fim ao apartheid, que por 46 anos impôs à população negra uma das maiores humilhações da história mundial, com mortes, violências, privações e muita tristeza.
Educação
A qualidade da educação na Cidade do Cabo é reconhecida mundialmente. Possui três universidades públicas: a Universidade da Cidade do Cabo, a Universidade do Cabo Ocidental e a Universidade de Tecnologia da Península do Cabo. A Universidade de Stellenbosch, apesar de não ficar na cidade, faz parte do complexo educacional universitário da Cidade do Cabo. Todas elas são mantidas com verbas públicas e imensas contribuições financeiras privadas, dadas por grandes empresas da região. A Universidade da Cidade do Cabo e a Universidade de Stellenbosch lideram o ensino universitário na África do Sul.
Referências e Pontos Turísticos
Saúde
É na Cidade do Cabo que está o extraordinário Hospital Groote Schuur, onde, em dezembro de 1.963 o Dr. Christiann Barnard realizou o primeiro transplante de coração do Mundo, que revolucionou a cirurgia cardíaca. É um belíssimo hospital e nele existe o Museu do Coração da Cidade do Cabo, também conhecido como Museu do Transplante. Está localizado exatamente na sala de cirurgia onde ocorreu o transplante, e nos ambientes anexos. A Cidade do Cabo é muito bem servida de hospitais e clínicas especializadas.
Pontos Turísticos
O pontos turísticos mais visitados da Cidade do Cabo são a Table Moutain (a Montanha da Mesa) e a Table Bay (a Baía da Mesa), com a primeira protegendo e servindo de moldura para a cidade, e a segunda com o V&A Waterfront, uma região portuária revitalizada e belíssima, além de existirem dezenas de outros locais maravilhosos para conhecer.
Assim como no Brasil, a África do Sul é privilegiada pelo sol quase o ano inteiro, proporcionando a partir da Cidade do Cabo visões ou imagens fantásticas, como o amanhecer visto da montanha Lions Head, que faz parte do Parque Nacional da Montanha da Mesa e está ligado a ela. A vista do sol nascendo e produzindo cores que não se imaginava emociona a todos, mostrando que a natureza realmente proporciona momentos inesquecíveis. O mesmo efeito é produzido com o pôr do sol, só que para isso o melhor local é a praia de Camps Bay, próxima da cidade. Assistir o sol sendo devorado pelo mar, nas circunstâncias que envolvem Camps Bay é um show. Essa praia é maravilhosa assim como a sua orla totalmente tomada por bares, restaurantes e hotéis. É de tirar o fôlego.
Outros lugares imperdíveis na Cidade do Cabo, e que merecem ser visitados são o Bo Kaap, um bairro onde residem atualmente 6 mil pessoas, e que está situado aos pés da Signal Hill, próxima do centro da cidade. Antigamente, era conhecido como o bairro Malaio, e era lá que moravam os escravos trazidos das colônias holandesas do Sudeste Asiático, a maioria da religião muçulmana. É por isso que nessa região existem algumas mesquitas, como a Auwal, porém, além da história o que mais chama a atenção dos turistas são as casas coloridas, pintadas em tons bem fortes, com uma simetria e beleza bastante interessante. Na época dos escravos as casas eram todas brancas. Com a abolição da escravatura os moradores, à noite, antes de deixarem as casas as pintaram em cores bastante fortes, simbolizando a tradição e as cores dos seus países e regiões de origem. Muito bonito e interessante.
O histórico e importante District Six, que começou a se formar em 1867, e que era um dos seis distritos da Cidade do Cabo, no passado, era o local onde residiam os negros, imigrantes e artesãos. Viviam em paz, próximos do trabalho, escolas e igrejas, até que em 1.966 o governo os desalojou – mais de 60.000 pessoas foram expulsas – e tornou-se uma região exclusiva para brancos, destruindo tudo o que havia antes.
Atualmente, no local existe o District Six Museum, onde os turistas e os nacionais Sul Africanos podem conhecer e recordar uma lamentável parte da história. Esse museu é emblemático, cheio de fotografias, recordes de jornais, mapas e objetos, e permite não só recordar de um tempo em que os negros e imigrantes eram felizes, mas também a nefasta brutalidade dos brancos que destruíram não só casas, escolas, comércios, mas o orgulho de um povo.
No Parque Nacional da Montanha da Mesa está localizado o Cabo da Boa Esperança, marco da navegação mundial na descoberta para o caminho das Índias, além da Boulders Beach, a linda praia com uma espetacular colônia com centenas de pinguins, e a Camps Bay, um dos belos bairros da cidade e onde está a praia mais badalada da região, com belos hotéis, bares, restaurantes e águas límpidas, onde é possível assistir um pôr do sol deslumbrante. Também nesse parque está o distrito de Constantia, bem próximo e onde está localizada a mais antiga vinícola da África do Sul – a Groot Constantia – num vale onde se plantam uvas de excelente qualidade e produzem vinhos maravilhosos. Próximo do Vale de Constantia está a Universidade da Cidade do Cabo, lindíssima, e o Kirstenboch National Botanical Garden, o Jardim Botânico da cidade, que é um show.
O Sea Point Promenade é um calçadão à beira mar com 11 Km de extensão, com vistas maravilhosas, bares e restaurantes excelentes, piscinas públicas muito bem cuidadas, excelentes banheiros públicos, enfim, um lugar imperdível. Vai de Three Anchor Bay até Mouille Point, quase no V&A Waterfront. Embora tenha 11 km, vale a pena percorrer essa promenade. Se cansar, pare em um dos excelentes bares, descanse e curta a linda paisagem.
Praias: As melhores praias da cidade são a Camps Bay, Clifton Beach, Llanduno Beach, Boulders Beach, Blouberg Beach, Noordhoek, Hout Bay e Muizenberg. Acima já comentei sobre Camps Bay e Boulders Beach. Clifton Beach fica logo depois da praia de Camps Bay. É belissima, e dividida em quatro setores. As prais de Blouberg Beach, Noordhoek, Hout Bay e Muizenberg também são lindíssimas. Um show!
A Montanha da Mesa
Essa montanha além de ser magnífica está localizada dentro da cidade, ou melhor, no meio dela e proporciona para quem está embaixo uma visão sensacional, pois é imponente e transmite um clima de muita paz. O desejo incrível de subir para conhecê-la atinge a todos. Se de baixo ela é linda, a vista que se tem do alto da montanha é deslumbrante.
Pela manhã ela é meio geniosa, pois resolve estender uma toalha sobre a “mesa”, uma grande, extensa e grossa camada de nuvens que de longe parece ser realmente uma toalha, mas no meio da manhã ela dissipa e a montanha se esbalda para todos.
Um teleférico giratório, bastante grande e seguro, e que permite vistas e fotos maravilhosas leva os turistas até o topo. É um passeio imperdível. Portanto, estando na Cidade do Cabo não deixe subir ao topo da montanha.
Robben Island
Para quem gosta de história e de beleza, uma visita à Robben Island é outro passeio imperdível. Essa ilha foi o primeiro lugar na África do Sul descoberto por Bartolomeu Dias, navegador Português, em 1.488, antes de ele contornar o Cabo da Boa Esperança a caminho da Índia. Depois, com a vinda dos Holandeses eles a batizaram de Robben Island, e mais tarde ali foi construída a Prisão Federal onde Nelson Mandela ficou por 18 anos, entre 1.964 e 1.982, e que depois transferido para a Prisão de Pollsmor, também na Cidade do Cabo onde ficou entre 1.982 e 1.988, e finalmente transferido para a Prisão de Victor Verster, em Paarl, na região vinícola próxima à Cidade do Cabo, onde ficou entre 1.988 a 1.990, quando, então, foi libertado. O tour pela prisão que hoje é Patrimônio da Humanidade é muito interessante, emotivo e é realizado com guias locais gratuitos, geralmente ex-presidiários. Vale muito a pena conhecê-la.
Para ir até a Robben Island é preciso adquirir um bilhete na estação de barcos situada no V&A Waterfront, e custa em torno de 25 dólares, ida e volta e o trajeto demora cerca de 30 minutos. Importante lembrar que para a ilha podem ir apenas 600 pessoas por dia e a procura por bilhetes é enorme. Então, faça a sua programação. Passe na estação de barcos com antecedência e compre o seu bilhete, sendo possível escolher o dia e a hora da partida. No final da tarde os barcos fazem a travessia de volta. A travessia é sensacional, pois, na ida, à frente está a ilha, e atrás a Cidade do Cabo com a Montanha da Mesa reinando sobre a cidade. Um grande número de golfinhos acompanha os barcos até a ilha, na ida e na volta. É um passeio fantástico.
V&A Waterfront
Para os turistas e os nativos é simples e carinhosamente chamado de Waterfront. É um complexo turístico maravilhoso, onde, antes, era um porto, hoje marina. Foi totalmente revitalizado e possui diversos hotéis, um Shopping Center, dezenas de restaurantes, bares, lojas, marina e eventos diversos. Esse espaço enorme, e debaixo da Montanha da Mesa forma um cenário cinematográfico. É o local onde os turistas depois de conhecê-lo voltam todas as tardes para o Happy Hour, para assistir o pôr do sol e ouvir músicas e bandas locais. Imperdível!
A Cidade dos Filmes.
Poucos sabem, mas a Cidade do Cabo é um constante cenário de grandes filmes, todos com atores e diretores famosos. Vejam uma pequena relação dos filmes rodados na cidade, lembrando que além de divulgá-la para o mundo o governo local recebe valores altos dos produtores, sendo, por isso, também uma grande fonte de arrecadação. Alguns dos filmes: 1 – Protegendo o Inimigo, com Denzel Washington; 2 – Maré Negra, com Halle Berry; 3 – Invictus, com Morgan Freeman e Matt Damon; 4 – Diamantes de Sangue, com Leonardo Di Caprio; 5 – Napola – Hitler Elite, com Max Hiemelt; 6 – A Cor da Amizade, com Lindsey Haun; 7 – O Suspeito, com Omar Metwally; 8 – Free Willy – A grande Fuga, com Bindi Irwin; 9 – Um dia para Viver, com Ethan Hawke; 10 – Zulu, com Michael Caine; 11 – Momentum, com Morgan Freeman; 12 – Frente a frente com o inimigo, com Willian Hurt; 13 – O Guarda Costas, com Dennis Hopper e Christopher Lambert; 14 – Um beijo a mais, com Casey Affleck; 15 – As minas do Rei Salomão, com Patrick Swayze; 16 – Os deuses devem estar loucos; 17 – Atraídos pela Fama, com Willian Macy e Meg Ryan; 18 – Beleza Sulafricana, com Deon Lotz w Charlei Keegan, e outras dezenas de filmes. É muito comum assistir de longe as constantes cenas de filmagens na cidade.
As Rodovias:
A cidade é o ponto inicial de três grandes autoestradas, a N1 que liga a Cidade do Cabo, no Sul, com a fronteira com o Zimbábue, no Norte, passando por Bloemfontein, Joanesburgo e Pretória; a N2, a Rota Jardim que faz a junção com Port Elizabeth, East London terminando em Durban; e por fim, a N7 que liga a cidade à região do Cabo Setentrional, seguindo curso até a fronteira com a Namíbia. Possui um excelente e lindo porto e um Aeroporto Internacional igualmente lindo, e muito funcional.
Da cidade do Cabo parte a Rota Jardim – a rodovia N2, em direção à Port Elizabeth, num percurso de 800 km margeando o Oceano Índico e com belíssimas paisagens. Um Show!
Do outro lado, e apenas margeando o Oceano Atlântico esta a Chapman’s Peak Drive, que liga Hout Bay a Noordhoek. Quem a conhece, sem dúvida, terá conhecido uma das estradas à beira-mar mais espetaculares do mundo. Existem diversos pontos de parada ao longo do trecho, possibilitando vistas maravilhosas. Ela chega em muitos pontos a 300 metros acima do nível do mar, de onde é possível ver baleias e golfinhos aos montes. Outro show!
Avaliações e Indicações
Hotéis:
- Radisson Blu Hotel Waterfront Cape Town (*****) – US$115,00/dia, com café da manhã.
- Radisson Blu Le Vendome (****) – US$80,00/dia, com café da manhã.
- Cape Diamond Boutique Hotel (***) – US$60,00/dia, com café da manhã.
Nível de Segurança:
A cidade é bastante segura, mas evite o centro, à noite. Os bairros da orla são todos lindos e seguros.
Custo:
Viajar a Turismo para a Cidade do Cabo, assim como por toda a África do Sul é barato, tanto os hotéis como os restaurantes, bares e transporte – táxi – Uber ou trem. Vale a pena! Para os brasileiros, o problema é que o dólar aqui está muito alto, mas fazer turismo na África do Sul repito, é barato.
Tempo mínimo para conhecer a Cidade do Cabo e Região:
Cinco dias/ 4 noites completas.
Dicas:
- Quem desejar utilizar o serviço do UBER na Cidade do Cabo, e para visitar a região vinícola a dica é ligar para o senhor RAY, motorista do Uber. Possui um carro novo, é simpático, sério e responsável, e conhece super bem a cidade e a região vinícola. Custo: um dia para ir visitar as vinícolas, saindo às 08:00, e com retorno às 18:00 ele cobra, em média, 1.000 Rands, ou o equivalente a R$300,00 reais. Nas viagens locais o preço cobrado é aquele fixado pelo Uber, mas vale a pena ter o telefone dele na agenda. : RAY – +27 021 0660212746, sendo 27 o código da África do Sul, e 021 o código da Cidade do Cabo. Se estiver utilizando um Chip de uma das empresas de telefonia da África do Sul insira o número no Whatsapp e converse com ele por mensagens, se preferir.
- Vale a pena adquirir no Aeroporto de Johanesburgo um chip da telefônica Vodacom. 10 GB válido por trinta dias custa em torno de 600 Rands, ou R$170,00 Reais. É excelente, e pode ser recarregado. Para adquirir, logo que deixar a saída final do desembarque no Aeroporto de Johanesburgo vire a direita, e imediatamente irá ver a loja. É rapidíssima a compra, e muito útil.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!